Cães e gatos, assim como humanos, estão sujeitos a alterações hormonais que interferem em seu comportamento e aparência e, se não tratados, podem afetar gravemente a saúde, levando inclusive à morte.

Embora de causas diversas, esses problemas endócrinos são mais comumente ligados à existência de tumores que interferem na produção hormonal pelas glândulas do organismo. Os sintomas mais comuns são obesidade, anorexia, problemas de pele, sede excessiva e diarreia e, para identificá-los, é necessário buscar ajuda profissional.

A especialista e mestre em endocrinologia de pequenos animais Dra. Marina Pellegrino trabalha no Santo Agostinho Hospital Veterinário, em Belo Horizonte, e tem o Visiovet Diagnostico Veterinário como parceiro para realização de exames de imagem, particularmente a tomografia computadorizada (TC). Ela conta que, para identificar uma disfunção hormonal, são necessários exames clínicos, laboratoriais e conhecer a rotina e hábitos do animal em tratamento. “O ultrassom é um exame de triagem feito em todos os casos, pois contribui para um diagnóstico mais certeiro, uma vez que se pode correlacionar as alterações identificadas com os outros exames e assim planejar o melhor tratamento”, explica.

“O ultrassom é um exame de triagem feito em todos os casos, pois contribui para um diagnóstico mais certeiro, uma vez que se pode correlacionar as alterações identificadas com os outros exames e assim planejar o melhor tratamento”

Dra. Marina Pellegrino – Especialista e mestre em endocrinologia de pequenos animais no Santo Agostinho Hospital Veterinário.

A TC também é importante, pois oferece ao profissional orientação anatômica, identifica com precisão tumores nas adrenais, tireoide e pâncreas, além de alterações em outras estruturas do animal. Essas informações são fundamentais para o planejamento cirúrgico, quando necessário.

O Visiovet Diagnostico Veterinário, é um centro de diagnóstico por imagem com tecnologia avançada e realiza TC e ultrassonografia, além de exames radiologicos e cardiologicos.