A tomografia na identificação de metástase.

Você sabe o que é metástase? É quando as células cancerígenas (malignas) se multiplicam e espalham por via sanguínea, gerando tumores em outras estruturas do organismo. Saber se o seu animal tem esse avanço de câncer é importante para o médico-veterinário conseguir planejar o melhor tratamento e garantir mais qualidade de vida a ele.

“Se a metástase não é identificada, o profissional retirar um tumor do animal e, embora ele possa aparentar estar curado, há o risco de que pouco tempo depois, o tumor reapareça em outros órgãos”, explica o Dr. Felipe Muniz, médico veterinário do Visiovet – Diagnostico Veterinário. O câncer metastático mais comum é o de pulmão, gerado a partir do câncer de mama. Por isso, o médico veterinário costuma solicitar exames de imagem do pulmão quando existe um tumor mamário.

“A tomografia computadorizada é muito mais eficiente para identificar tumores menores de 4 milímetros, por isso é indicada para o diagnóstico e acompanhamento de tratamento do cancer, oferecendo melhores chances de cura e bem estar aos animais.”
Dr. Felipe Muniz,, Médico veterinário do Visiovet – Diagnostico Veterinário.

Os exames para diagnóstico de câncer são ultrassom abdominal, radiografia torácica e a realização de um check-up sanguíneo, com hemograma e perfil bioquímico. Esses exames, porém, podem não identificar os tumores em fase inicial, já que não têm a capacidade de localizar nódulos menores que 4 milímetros. Por isso a tomografia computadorizada (TC) é indicada. “A radiografia limita o diagnóstico pelo tamanho dos nódulos que consegue identificar e também pela sobreposição de órgãos no exame, o que não permite que o médico veterinário radiologista tenha mais detalhes das estruturas. Acredito que a tendência é a TC ganhar cada vez mais espaço, por ser mais detalhada e assertiva”, conclui Dr. Felipe.

Com o diagnóstico correto, o médico veterinário consegue planejar melhor o tratamento. O câncer metastático é sempre tratado com quimioterapia, e pode ser ou não acompanhado por cirurgia, dependendo da sua localização.

O Visiovet Diagnóstico Veterinário, é referência em exames de imagem em Minas Gerais e utiliza TC helicoidal, gerando imagens contínuas e volumétricas.